sábado, 17 de julho de 2010

Ei, PSIU! VOCÊ SABE?

COMO "LER" O FILME
* As intenções do diretor: Quem é o diretor? Que outros filmes ele fez? Qual é o seu estilo? (O que ele pretendia nos mostrar, no todo ou em parte): Beleza? Denúcia? Reflexão sobre um tema? Emoção? Uma história real?
* Os recursos mais explorados: Desempenho dos atores? Música?Imagens(enquadramento da câmera, luz), diálogo? recursos tecnológicos?(efeitos especiais).
* O Conteúdo: O que as imagens, os diáologos e o folme como um todo querem nos dizer? Como uma imagem reforça ou modifica o sentido de um diálogo? Há uma idéia e valores sendo tranmitidos pelo fil (de que maneira e que cenas provam isso)?
* Qualidade: Pode-se dizer que é um bom filme? Que elementos justificariam nosso julgamento (imagens,atores,enredo, rítmo, caracterização, música,etc).
* A qualidade de de sua interação com o filme: Você pode fazer uma boa apreciação da fita ou DVD? Que elementos favoreceram ou dificultaram a sua apresentação? O filme lhe trouxe contribuições? Fez você ficar pensando? Foi prazeiroso assistí-lo?
Observação: Todos essas sugestões foram retirados do livro de Angélica Sátiro e Ana Maria Wuensch: Pensando melhor, Iniciação ao Filosofar, São Paulo: Saraiva,1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário